Risoto é um dos meus pratos preferidos, ele é cremoso, aveludado, conforta você a cada bocada e você pode usar inúmeras variações de ingredientes para deixar do jeito que você preferir.
Para você virar o mestre do risoto você só precisa seguir o método clássico e com certeza você não vai errar. Não se preocupe que o passo a passo é simples e mesmo que você seja iniciante na cozinha vai conseguir executar com perfeição!
Para fazer risoto você precisa usar o arroz Arbório ou Carnaroli, estas duas variações possuem mais amido, este amido será liberado durante o cozimento e é responsável por deixar seu risoto fique cremoso. Seu grãos são mais arredondados e maiores que o tradicional arroz branco. O preço é mais elevado pois a produção nacional ainda é pouco expressiva. Apesar do preço é um grão que rende bastante, pois absorve bastante água durante o cozimento.
Você pode utilizar qualquer sabor para o seu risoto, carne, frango, vegetais, queijo, inove e teste novos sabores sempre que possível. Eu adoro cogumelos e acho que eles ficam perfeitos dentro do risoto, adicionam textura, contrastes e um rico sabor à preparação.
Você sabia que você não deve lavar os cogumelos? Os cogumelos são como uma espoja, absorvem água com facilidade. Você deve apenas cortar as extremidades do cabo com uma faca e se necessário passar um pano úmido para retirar possíveis sujeiras. Na verdade os cogumelos costumam vir bem limpos, apenas o cogumelo paris é que vem com mais sujeira. Para higienizar o cogumelo paris você deve descascá-lo puxando a película de baixo para cima.
Se você não resistir e lavar os cogumelos você vai perceber que quando você começar a fritar eles na panela eles vão liberar toda essa água absorvida. Você acaba não conseguindo um sabor tão intenso e a textura fica mais murcha.
Você pode usar a variedade que mais gostar, nesta receita estou usando um mix de cogumelos Shimeji, Pleurotus Salmão e Eringui. Se acentuar ainda mais os sabores use cogumelos secos. Hidrate em água quente por pelo menos 30 minutos e utilize esta água para hidratar o arroz do risoto.
INGRÉDIENTS:
- 5 colheres de sopa de manteiga (separe 3 colheres de sopa de manteiga gelada e use apenas na finalização do risoto)
- 5 dentes de alho picado
- 200 g de cogumelos frescos
- 2 cebolas roxas pequenas
- 1 xícara de arroz arbório
- 1 xícara de vinho branco seco (pode ser da marca mais barata)
- Aproximadamente 1 litro de caldo quente (é indispensável que esteja bem quente)
- Sal e pimenta a gosto
- Tomilho e cebolinha verde para aromatizar
DIRECTIONS:
- Em uma panela grande e bem quente adicione 1 colher de sopa de manteiga, assim que ela derreter adicione o alho e deixe dourar.
- Quando o alho estiver dourado adicione os cogumelos e frite-os rapidamente, apenas uns 2 ou 3 minutos, depois reserve para adicionar apenas no final da receita.
- Na mesma panela que você fritou os cogumelos adicione mais 1 colher de sopa de manteiga e assim que ela derreter adicione a cebola picada.
- Quando a cebola murchar um pouco adicione o arroz arbório e deixe fritar para que eleve sua temperatura.
- Assim que o arroz fritar adicione o vinho e espere o aroma de álcool evaporar.
- Quando você perceber que não está mais exalando álcool é só começar a adicionar o caldo quente.
- Adicione o caldo aos poucos, de concha em concha, assim que começar a secar o caldo adicione mais.
- Repita este processo por aproximadamente 15 minutos mexendo sempre. Teste o arroz a cada pouco para garantir que não esteja muito mole. Ele deve ficar ainda al dente no meio. Veja na embalagem a indicação de tempo de cocção do arroz.
- Depois de 15 minutos seu risoto já vai estar chegando no ponto correto, então adicione os cogumelos reservados e vá adicionando apenas meia concha de caldo para garantir que ele não fique aguado e nem muito cozido.
- Com aproximadamente 18 minutos seu risoto estará no ponto certo, então finalize com a manteiga gelada para adicionar mais cremosidade e deixar tudo mais aveludado e saboroso.
- Tempere com tomilho e cebolinha verde fresca. Ajuste sal e pimenta e sirva imediatamente. O risoto é um prato que não espera por ninguém, depois de frio perde sua cremosidade e não fica mais na textura desejada.
Confira uma receita mais elaborada de risotos de cogumelo clicando aqui!
J'espère que vous avez apprécié cette recette, et si vous avez des questions ou des suggestions, laissez un commentaire ci-dessous. N'oubliez pas, lorsque vous faites cette recette à la maison pour battre une photo et la publier sur les médias sociaux avec le #amorpelacomida, je vais aimer et profiter de votre création.
Oh, et si vous n'êtes pas inscrit sur le Un Amour Pour La Nourriture sur YouTube, vous pouvez vous inscrire dès aujourd'hui pour rester à jour sur les dernières nouvelles 😉
2 Commentaires
Uma das minhas receitas preferidas <3