Eu amo o sabor do bolo de milho verde e amo ainda mais a praticidade de poder fazer um bolo de milho de lata que fica super fofinho e é simples de preparar.
Apesar de já ter usado a farinha de milho em algumas receitas de bolo aqui do blog, esta é a primeira que uso o milho verde e a farinha de milho na mesma receita.
Então se você gosta de bolo de milho com um sabor mais pronunciado de milho verde, esta receita de bolo de milho de lata é a ideal pra você!
COMO FAZER BOLO DE MILHO VERDE EM CONSERVA?
Eu sei que tem muitas pessoas que não gostam de usar produtos industrializados, mas se você souber escolher direito eu acho que tem certas praticidades que valem a pena.
Nesta receita de bolo de milho de lata eu tomei o cuidado na hora de escolher o milho, os únicos ingredientes que foram usados na preparação são: milho, água e sal.
Só isso! Sem adição de açúcar, sem glutamato monossódico e sem ingredientes estranhos. Se você ainda não sabe como ler o rótulo clique aqui para aprender!
Claro, se você quiser usar o milho verde fresco da espiga você pode, nem precisa cozinhar. Basta cortar os grãos e medir 200 gramas e para compensar a água da lata você deve adicionar mais 100 ml ao bolo.
Mas se você é das minhas que ama uma praticidade é só tomar o cuidado na hora de escolher a latinha.
COMO FAZER UM BOLO DE MILHO DE LATA?
Se você não está muito acostumado a fazer bolos de liquidificador o processo é quase sempre o mesmo.
Para fazer o bolo de milho de lata primeiro você vai misturar os ingredientes secos em uma bacia, depois processar os ingredientes molhados no liquidificador e depois juntar as duas misturas, bem fácil!
Se por um acaso o seu liquidificador for daqueles bem potentes você pode fazer o bolo de milho verde inteiramente no liquidificador.
Na primeira vez que testei a receita de bolo de milho de lata eu comecei com os ingredientes molhados, depois adicionei os secos e finalizei com o fermento e deu super certo.
Mas como eu sei que muitas pessoas não tem um liquidificador tão potente achei melhor fazer em etapas separas. Se você quiser comprar um liquidificador potente clique aqui para conferir qual eu uso.
BOLO DE MILHO DE LATA DE LIQUIDIFICADOR FOFINHO
Eu não sei você, mas meus bolos preferidos são sempre aquele bem fofinhos! Eu também gosto de bolos cremosos, mas normalmente estou sempre em busca de texturas mais aeradas nas minhas receitas de bolo.
Quando você usa o milho inteiro ele adiciona mais fibras para a receita, e isto faz com que a receita fique um pouco mais densa, mas mesmo assim consegui deixar o bolo bem fofinho.
Para este bolo de milho de lata ficar macio eu fiz uma combinação de farinhas sem glúten que possibilitaram esta textura, usei fubá fino, farinha de arroz e amido de milho.
Sempre que crio uma nova receita eu escolho as farinhas pelas suas características, ou seja, eu meio que “cozinho” a receita na minha cabeça antes mesmo de misturar os ingredientes.
Isto só é possível porque eu sei como cada farinha sem glúten se comporta nas receitas e como elas interagem como cada um dos demais ingredientes, assim evito muitos erros e desperdícios.
A boa notícia é que você pode fazer o mesmo na sua casa, você pode aprender a minha metologia e assim usá-la na criação de novas receitas.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:
- Comment remplacer la farine de blé de recettes traditionnelles,
- Comme chacun des 23 farine absorber l'eau,
- Créer un Mélange exclusif de farines sans gluten à faire à la maison,
- Comme remplacer et combiner les farines sans erreurs et de nombreux conseils et bonus spéciaux qui vous aideront à créer vos propres recettes sans gluten.
Si vous souhaitez en savoir plus sur les farines sans gluten, je vous invite à consulter mon Cours en ligne – Maîtriser les farines sans gluten:
BOLO DE MILHO DE LATA COM FUBÁ
Este bolo de milho verde tem um sabor delicioso, se você ama o sabor do milho como eu vai se apaixonar por esta receita.
Além da lata de milho em conversa neste bolo você vai usar o fubá fino, quanto mais fina for a moagem melhor será a textura final da receita.
Fubá e farinha de milho são a mesma coisa, verifique sempre a embalagem do produto. Eu não testei esta receita com aquelas farinhas de milho que são pré-cozidas, mas acredito que funcione também.
ImprimerBOLO DE MILHO DE LATA DE LIQUIDIFICADOR
- Durée totale: 55 minutes
- Rendement: 14 tranches 1x
Description
Receita simples de bolo de milho verde feito no liquidificador que fica fofinho e é perfeito pra hora do cafezinho.
Ingrédients
INGRÉDIENTS SECS
- 1/2 xícara de fubá moído fino (70 grammes)
- 1/2 tasse de farine de riz (85 grammes)
- 1/2 tasse de fécule de maïs (55 grammes)
- 1 colher de chá de sementes de erva-doce (2 gramas – facultatif)
- 1/2 colher de chá de goma xantana (aprenda a substitui-la en cliquant ici !)
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (2 gramas – facultatif, veja as notas da receita)
- 1 cuillère à soupe de levure chimique (15 grammes)
INGRÉDIENTS HUMIDES
- 1 lata de milho verde com a água (200 gramas + 100 ml)
- 3 ovos (150 gramas)
- 1/3 xícara de óleo de girassol (80 ml)
- 1/2 tasse de sucre demerara (115 grammes)
Instructions
- Como esta é uma receita rápida comece preaquecendo o forno a 180º C e separe uma forma média redonda com furo no meio (23 cm de diâmetro com 8 de profundidade). Unte a forma com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha de milho.
- Em uma bacia média misture todos os ingredientes secos.
- Bata todos os ingredientes molhados no liquidificador.
- Junte os ingredientes liquidificados com os ingredientes secos e mexa rapidamente com um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau.
- Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada e leve para assar em four chauffé à 180º C pendant environ 45 minutes.
- Espere esfriar para depois desenformar o bolo. Para desenformar passe uma faca fina nas laterais e no centro da forma e depois vire o bolo sobre um prato.
Remarques
- Você pode assar esta receita em uma forma média de 20 x 30 cm. Para assar em uma forma de 30 x 40 cm você deve dobrar a receita. Sempre que você muda a forma o tempo de forno pode variar, para ter certeza que o bolo de milho de lata está pronto faça o teste do palito, quando o palito sair limpo está pronto.
- Se não quiser usar o bicarbonato de sódio use uma colher de sopa cheia de fermento em pó.
- Os ovos não são substituíveis nesta receita.
- Use qualquer óleo vegetal da sua preferência, se quiser usar manteiga você primeiro deve derrete-la e depois medir na xícara.
- Você pode substituir o açúcar demerara pelo açúcar ou adoçante da sua preferência. Com adoçante o bolo cresce menos e fica mais ressecado.
- A erva-doce é opcional, mas da um toque especial para esta receita. Se gostar de bolos bem aromáticos adicione além da erva-doce 1 colher de chá de canela em pó.
- Temps de préparation: 10 minutes
- Temps de cuisson: 45 minutes
- Catégorie: Bolo Simples
- Méthode: Mixer
- Cuisine: brésilien
Nutrition
- Taille de la portion: 14 fatias
- Calories: 133
- Sucre: 9,3 gramas
- Sodium: 3%
- Graisse: 5%
- Graisses saturées: 0,7 gramas
- Graisses insaturées: 0%
- Gras trans: 0%
- Glucides: 8%
- Fibre: 5%
- Protéine: 6%
- Cholestérol: 13%
DICAS DE ARMAZENAMENTO E DURABILIDADE DO BOLO DE MILHO DE LATA
Este bolo de milho verde dura aproximadamente uns 2 ou 3 dias fora da geladeira, mas lembre-se que se você morar em uma cidade muito quente ele pode estragar mais rápido.
Para aumentar a durabilidade do bolo mantenha-o refrigerado por até 5 ou 6 dias.
Este bolo fica gostoso mesmo gelado, fica um pouco mais firme, mas ainda continua bem fofinho.
Caso sua família seja pequena ou você esteja cozinhando só pra você, você pode fatiar o bolo e depois congelar em saquinhos próprios para o freezer.
Lembre-se de ne chevauchez pas les tranches porque quando congelado o bolo de milho verde gruda uma fatia na outra.
Para descongelar você pode colocar na geladeira de um dia para o outro ou então colocar uma no micro-ondes sobre um papel absorvente por uns 15 segundos de cada lado.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS COM FARINHA DE MILHO
Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Milho de Lata e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou par Instagram sur @receitasaudavelblog pour qu'on puisse parler de sa création !
Pour apprendre à Maîtriser les farines sans gluten et apprenez à remplacer la farine de blé dans les recettes Cliquez ici!
Pour découvrir 10 recettes de pain moulable qui fonctionnent exclusivement, consultez mon cours de pain artisanal sans gluten en cliquant ici !
Oh, et si vous n'êtes pas encore abonné à L'amour pour la nourriture sur YouTube, abonnez-vous et restez toujours au courant des dernières nouvelles !
Commentaires de 20
Esta receita é tudo de bom! Além de muito prática, o bolo fica mesmo bem fofinho e com gosto de milho proeminente.
Oi Maísa, que bom que testou a receita e gostou do sabor e da textura. Realmente fica com gostinho de milho delicioso 🙂
Merci pour votre commentaire !
bisous
Chef Susan Martha, o bolo ficou incrível! Fiz com milho em lata. Gostaria de saber se existe a possibilidade, além de usar o milho debulhado, usar milho de canjica cru. Parabéns pelo magnífico trabalho!
Oi Paula, fico feliz que testou a receita e gostou do resultado. Não é possível fazer com canjica, você vai estragar a estrutura da receita.
Bisous
Não estou conseguindo achar a goma xantana pode me indicar um lugar para comprar.?
Você encontra em lojas de produtos naturais, compre uns 30 gramas e guarde na geladeira em um vidro bem fechado. Confira mais dicas neste post: https://receitasaudavel.net/como-substituir-goma-xantana/
Bolo de milho de lata, huuuuuumm delicia. Fiz e + uma vez ficou delicioso.
Obg pela receita?
Que bom que esta receita já virou favorita! Beijos
É possível fazer com milho cru? Obrigada
Desculpe…. já vi a resposta ?
É possível sim, fica ainda mais gostoso com sabor de milho fresco!
😉
Que receita maravilhosa. Deu super certo. Hoje fiz pela segunda vez com milho natural. Uma delícia.
Ahhh milho fresco fica ainda mais gostoso! Fico feliz que gostou do bolo, obrigada por voltar aqui e classificar a receita com as estrelinhas, elas ajudam para que mais pessoas testem a receita em casa.
Bisous
Adorei a receita. Para fazer em 2 formas de 15 centímetros igual faço os bolos do seu curso “Bolos lucrativos” eu devo usar 1 receita e meia? Pois só uma receita vai ficar caro para vender e dividir 1 receita em duas formas vai ficar um bolo baixo. Desde já agradeço.
Minhas receitas do curso são para bolos de 18 cm, sugiro que faça um teste nas suas formas.
Oi chef Susan!
Vie nos comentários que dar certo com milho fresco. A minha dúvida é sobre a agua que fica na lata. Se caso fizer com milho fresco é necessário acrescentar água?
Esta informação já está no post, veja: “Se você quiser usar o milho verde fresco da espiga você pode, nem precisa cozinhar. Basta cortar os grãos e medir 200 gramas e para compensar a água da lata você deve adicionar mais 100 ml ao bolo.”
com milho fresco, como faço a substituição? obrigado
Use a mesma quantidade em gramas, não precisa cozinhar antes.