Quando vamos em festinhas de aniversário sempre nos deparamos com brigadeiros, cajuzinhos e uma infinidade de docinhos que normalmente são feitos com leite condensado e creme de leite. Nesta receita você vai aprender a fazer um docinho funcional que trás muitos benefícios para a sua saúde.
Para quem é intolerante à lactose e ao glúten muitas vezes não consegue comer nada nestas festas, então desenvolvi esta opção que não necessariamente precisa ser feita em ocasiões especiais, mas sim para você comer no dia a dia quando bate aquela vontade de comer um docinho.
Esta receita é muito fácil de fazer e com apenas 4 ingredientes: Tâmaras, Castanha do Pará, Castanha de Caju e Coco.
As tâmaras vão adoçar na medida certa e ainda são ricas em fibras, vitaminas (C, A, B1, B2, B3, B5, K) Potássio, Cobre, Cálcio, Magnésio, dentre demais nutrientes.
A Castanha do Pará é rica em Magnésio, Fósforo, Zinco, vitaminas B1 e E e também Selênio que junto com a vitamina E são poderosos antioxidantes.
A Castanha de Caju é rica em gorduras boas (monoinsaturadas e polinsaturadas) que auxiliam a diminuição do colesterol ruim e elevam o colesterol bom, Magnésio, Fósforo e Zinco.
E o coco é um dos melhores alimentos para consumirmos, aumenta a energia e ajuda a queima de gordura, reforça a imunidade e combate as substâncias cancerígenas e ainda é rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C.
BAHAN-BAHAN:
- 2 xícara de tâmaras sem caroço
- 1 xícara de castanha de caju
- 1/2 xícara de castanha do Pará
- 1/2 xícara de coco em flocos
- 1 colher de sobremesa de pimenta síria ou canela (opsional)
- Pitada de sal (opsional)
PETUNJUK ARAH:
Basta colocar todos os ingredientes no multiprocessador até que fiquem na consistência abaixo:
Depois é só moldar bolinhas usando as mãos e apertando até dar o formato redondo. As tâmaras que são responsáveis por dar a liga e grudar todos os ingredientes juntos.
Você pode colocar em forminhas de papel pra poder servir em festas e confraternizações.
Ou se você preferir pode servir em um prato bonito.
Mas se você não for fazer pra nenhuma ocasião especial basta guardar todos os docinhos em um pote fechado com tampa por muito tempo na geladeira. Assim toda vez que bater aquela vontade de comer um docinho basta pegar uma bolinha e se deliciar 😉
TIPS:
- Você pode mudar as proporções das castanhas ou substitui-las por aquelas que goste mais.
- Caso você não goste de coco você pode substituir por aveia sem glúten ou até mesmo excluir e fazer apenas com castanhas e tâmaras.
- O sal e a pimenta síria são opcionais mais realçam ainda mais os sabores e deixam este docinho com aquele toque especial.
Saya harap Anda menikmati resep ini, dan jika Anda memiliki pertanyaan atau saran, tinggalkan komentar di bawah. Jangan lupa, ketika Anda membuat resep ini di rumah untuk mengalahkan foto dan mempostingnya di media sosial dengan #amorpelacomida, saya akan menyukai dan menikmati kreasi Anda.
Oh, dan jika Anda tidak berlangganan di Cinta untuk makanan di YouTube, Anda mendaftar hari ini untuk mengikuti berita terbaru
6 Komentar
Adorei o docinho mas não gosto muito de Tamara. Tem como substituir por outra fruta como ameixa ou uva passas?obrigada!
Oi Susan!
Estou começando uma reeducação alimentar, adquiri seu guia de temperos, pois gosto muito de usar os mais saudáveis,por conta da gastrite.
Esse docinho adorei, super fácil, mas sou gulosa, quantos no máximo posso comer por dia?
Gostaria de mais receitas de doces, pois não sei fiar sem sobremesa.
Obrigada, bjs.
Fiz e ficou sensacional!!! Parabéns, suas receitas funcionam sempre, estou fazendo várias em casa! Obrigada 😉