As receitas de pão são sempre a mais acessadas aqui do blog, mas algumas pessoas dizem que não conseguem encontrar todos os tipos de farinha sem glúten na cidade onde moram. Pra resolver este problema decidi fazer a receita de pão mais simples de todas, criei uma receita de pão com farinha de arroz e polvilho doce.
A farinha de arroz é a farinha sem glúten mais comum de encontrar em cidades do interior e o polvilho doce é facilmente encontrado em todos os supermercados.
RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ RÁPIDA E FÁCIL
Esta é uma receita de pão com farinha de arroz muito fácil de preparar. Eu sou fã de receitas simples e práticas, ninguém mais tem tempo para fazer receitas com muitas etapas e por isso gosto de simplificar.

Como eu quero que você teste a minha receita de pão com farinha de arroz eu desenvolvi uma receita que você só precisa mexer tudo com uma colher de pau, esperar o pão crescer e colocar para assar.
Se você não quiser nem gastar calorias mexendo a massa você pode preparar esta receita de pão com farinha de arroz na batedeira planetária.
Acho que naquelas batedeiras mais simples a massa pode ser um pouco pesada e vai acabar forçando o equipamento.
RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM SOJA, SEM LEITE
Além desta receita ser muito simples ela ainda é adequada para todas as restrições alimentares. Muitas pessoas que acessam o blog buscam por receitas inclusivas, por isso sempre revezo as receitas e tento agradar a todos.
Eu aprendi com a minha mãe que receita de pão não precisa levar ovo, desde que ela me ensinou a receita dela de Pão Vegano Rápido eu consegui entender a lógica de como criar novas receitas de pão.

Esta receita de pão com farinha de arroz é parecida com a receita original dela, mas esta versão não leva aveia.
Em muitas cidades do interior a aveia sem glúten não está disponível, ou quando está é muito cara. Ou seja, esta é uma receita inclusiva até no preço, é super baratinha!
RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ E FERMENTO BIOLÓGICO
Pra mim receita de pão é sempre com fermento biológico, prefiro usar o fermento seco instantâneo, mas você sempre pode usar o fermento fresco.
But se você tem pressa e não quer esperar o pão crescer você sempre pode usar o fermento químico em pó no lugar do fermento biológico.

Eu acho que o sabor da fermentação faz toda a diferença em receitas de pão, mas algumas pessoas já me relataram que não podem consumir o fermento biológico, então é sempre uma alternativa usar o fermento químico.
Você sempre pode substituir o fermento biológico pelo fermento químico, mas lembre-se de levar para assar imediatamente.
O pão com farinha de arroz e fermento químico vai crescer dentro do forno, coloque o fermento sempre por último na receita.
PRECISO USAR A GOMA XANTANA?
Eu sei que a goma xantana causa muita polêmica e o erro que mais vejo é quando ela é usada em excesso.
A goma xantana faz meio que o papel que o glúten faria nas receitas por isso sempre que você encontrar ela nas receitas você não deve excluir e não colocar nada no lugar.
A goma xantana serve como estabilizante, emulsificante e espessante, mas quando usada em excesso não permite a expansão do ar dentro da massa, vira tipo uma cola dura e o pão não cresce.
Sempre que medir a goma xantana use colheres medidoras niveladas e se não tiver colheres medidoras use sempre menos. Quando falamos em goma xantana, menos é mais!

Um pouquinho de nada além da quantidade indicada já pode estragar sua receita, então meça com atenção.
Se você não encontrar goma xantana na sua cidade você pode substituir por CMC (carboximetilcelulose).
O nome é estranho, mas você encontra com facilidade em lojas especializadas em produtos para confeitaria e panificação, ela é frequentemente usada em receitas com pasta americana.
Substitua a goma xantana por CMC na mesma proporção. A principal diferença que percebo quando uso CMC no lugar da goma xantana é que a receita fica um pouco mais seca, a goma xantana confere mais viscosidade.
Mas se você realmente não encontrar a goma xantana a CMC é uma alternativa.


RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ
- Total Time: 55 minutos
- Yield: 12 slices 1x
Description
Este é um dos pães mais simples, rápidos e baratos de todos que já testei, fica flexível e o sabor é bem neutro.
Ingredients
- 2 xícaras de farinha de arroz (260 grams)
- 1 cup of sweet cassava starch (120 grams)
- 1 colher de sopa de açúcar (12 grams)
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (6 grams)
- 1 e 1/2 colheres de chá rasa de sal (7,5 grams)
- 1 colher de chá rasa de goma xantana
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (30 ml)
- Approximately 1 e 1/2 xícaras de água morna (+/- 360 ml)
Instructions
- Em uma bacia grande adicione a farinha de arroz, o polvilho doce, o açúcar, o fermento e a goma xantana e mexa bem para misturar os secos.
- Adicione o sal e mexa novamente com uma colher de pau, você deve cuidar para o sal não entrar em contato diretamente com o fermento, pois ele inibe a fermentação.
- Adicione o azeite de oliva e a água aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.
- A massa é um pouco pesada, você vai precisar fazer uma forcinha pra incorporar bem os ingredientes e conseguir uma uniform mass.
- I used um pouco mais de 1 xícara e meia de água morna para atingir o ponto ideal da massa, mas tudo vai depender a umidade das farinhas que você estiver usando e até mesmo do tempo e da temperatura do dia. Por isso coloque a água aos poucos.
- Transfira a massa para uma forma de média de pão, a forma que estou usando mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquela bem grandes, dobre a receita.
- Leave crescer até dobrar de volume, aproximadamente 30 minutos. Lembre-se de preaquecer o forno a 200º C quando o pão estiver na metade do crescimento.
- Quando o pão alcançar o topo da forma leve para assar em forno aquecido a 200º C e asse por aproximadamente 45 minutos. Você precisa sentir cheiro de pão fresco.
- Assim que conseguir encostar na forma sem se queimar retire o pão da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha.
- Não corte o pão quente, como esta é uma massa com bastante polvilho doce se você cortar ele quente o pão vai ficar abatumado, parecido com a textura do pão de queijo.
- Sirva com seu acompanhamento preferido!
Notes
- A água deve ser colocada aos poucos para ajustar textura da massa, não pode ficar muito mole, confira a textura da massa no vídeo e não ultrapasse 1 xícara e 3/4 de água.
- Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Pode ser qualquer açúcar, mas não adoçante. O açúcar será consumido pelo fermento durante a fermentação.
- A goma xantana pode ser substituída por CMC ou goma guar na mesma proporção.
- Substitua o azeite por qualquer outro óleo.
- Prep Time: 10 minutes
- Cook Time: 45 minutes
- Category: Pão Caseiro
- Method: Handmade
- Cuisine: Vegan
Nutrition
- Serving Size: 12
- Calories: 241
- Sugar: 1,1 g
- Sodium: 10%
- Fat: 2,7 gramas
- Saturated Fat: 0,4 g
- Unsaturated Fat: 2,1 gramas
- Trans Fat: 0%
- Carbohydrates: 18%
- Fiber: 3%
- Protein: 3%
- Cholesterol: 0%
RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ FEITO À MÃO

Sirva com seu acompanhamento preferido!

DICAS
- A melhor textura deste pão é no primeiro e no segundo dia, depois ele fica um pouco mais firme. Você pode aquecer as fatias na torradeira, frigideira ou por alguns minutos em forno baixo, assim ele volta a ficar mais macio.
- Esta receita de pão com farinha de arroz não leva ovos ou outros ingredientes que fazem o pão estragar mais rápido, por isso pode ser armazenado fora da geladeira por até uns 5 dias.
- Você pode cortar o pão em fatias e congelar em sacos plásticos adequados para o freezer, tome cuidado para não sobrepor as fatias se não elas grudam juntas. Mantenha congelado por até 3 meses. Descongele no micro-ondas por alguns segundos, direto na torradeira, frigideira em fogo baixo ou no forno baixo por alguns minutos.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito!
E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona!
Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:
- How to replace wheat flour of traditional recipes,
- As each of the 23 flours absorb water,
- Create a Exclusive gluten-free flour MIX for you to do at home,
- As replace and combine flours without errors and lots of special tips and bonuses that will help you create your own gluten-free recipes.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM LEITE E SEM SOJA
- Pão Vegano Rápido Receita da minha mãe 😉
- Pão com Farinha de Teff (opção com farinha de milho)
Espero que você tenha gostado desta receita de pão com farinha de arroz e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook or by Instragram on @receitasaudavelblog so we can talk about your creation!
Oh, and if you're not already subscribed to Love for Food Subscribe to YouTube and stay up to date with the latest news!
58 Comments
Oi Susan!
Pode substituir o polvilho doce por amido de milho?
Eu moro fora e aqui e dificil diferenciar e achar todos os “starch”.
Thanks
Oi Ana, até pode sim, mas eu acho que o amido de milho deixa o pão muito fofo, acaba ficando mais farelento.
Como o amido de milho absorve menos água que o polvilho doce você vai precisar diminuir a quantidade de água na receita, coloque sempre aos poucos, caso a massa fique muito mole você pode adicionar um pouco mais de farinha de arroz.
Kisses
Posso fazer com aquele mix de farinha sem glúten que compra pronto?
Pode sim, só veja se no mix já tem goma xantana, se tiver você não coloca mais, se não tiver use a quantidade indicada na receita.
Beijinhos e até a próxima
Eu fiz seguindo os passos bem direitinho e acertei, ficou ótimo! 🙂
Para quem é aprendiz como eu, ter tudo detalhado e bem explicado como a Susan faz ajuda muitooo!
Já me senti confiante para dobrar a receita! 😀
Oi Jéssica, que bom que seguiu a receita direitinho e deu tudo certo!
Quando estamos começando é melhor testar a receita seguindo as indicações, aí é garantido que dá certo 🙂
Espero que continue por aqui testando as receitas, beijinhos e até a próxima
Fiz varias vezes a receita do pão vegan rápido, mas ele não cresce como no vídeo, gostaria de saber no que estou errando.
Provavelmente você está exagerando na quantidade de goma xantana, quando ela está em excesso na receita o pão não cresce.
Eu fiz um post bem completo falando sobre pães sem glúten, lá dou várias dicas para acertar sempre e também falo sobre os erros mais comuns. Você pode conferir o post neste link: https://receitasaudavel.net/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
Kisses
Boa noite Susan! Se eu fizer sem a goma xantana, será que dará errado o meu pão?
Com certeza, a goma xantana ou algum de seus substitutos é essencial para garantir a textura, flexibilidade e estrutura da receita.
Kisses
ola vi seu sute adorei as dicas ,
sou alergica e tenho que me alimentar sem ovo ,glúten, leite e seus derivados entao acho que vou estar sempre aqui desfrutando das sua dicas .
Ha vou fazer essa receita depois digo como foi obrigada
Dwarf
Oi Ana, por aqui as receitas sem ovos, leite e trigo sempre aparecem, você pode encontrar todas no link: https://receitasaudavel.net/category/receitas-veganas/
Espero que continue por aqui testando e aprovando as receitas, beijos!
Qual o valor nutricional??
Oi Tatiane, acabei de adicionar as informações nutricionais na receita. A porção tem 241 calorias. Beijos
posso usar açúcar de coco na receita pão sem glúten ?
Pode sim! Qualquer açúcar, mel, melado, agave.. funciona 😉
Meu pão estava crescendo lindo, ficou bem alto mas quando eu coloquei no forno pra assar ele desceu o centro do pão, o que eu fiz de errado? Estava pré aquecido mas quanto tempo eu deixo pré aquecido? Será que foi nisso que errei?
Quando o pão cresce demais antes de entrar no forno ele pode afundar no centro, porque a massa incorporou mais “ar” do que deveria e a estrutura do pão ficou franca. Outra hipótese é que você errou na quantidade de água, excesso de água também faz o pão afundar no centro, principalmente em receitas sem ovos que a estrutura é mais delicada. Confira dicas para não errar mais as receitas de pão no link: https://receitasaudavel.net/pao-sem-gluten-sem-erro/
E também aqui: https://receitasaudavel.net/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
Kisses
O que posso por no lugar da goma xantana
Olá, confira este post onde explico direitinho como substituir a goma xantana: https://receitasaudavel.net/como-substituir-goma-xantana/
Kisses
OII sera que eu consigo fazer o pão sem glutem com fermento natural de arroz ???
Se você já usou este fermento em outros pães é provável que funcione neste também. Beijos
Oi Susan.
Primeiro, quero agradecer por tantas receitas deliciosas! Faço muitas delas e recebo muitos elogios.
Estou em busca de uma boa receita de pão vegana e sem glúten e encontrei duas por aqui: uma é essa e a outra está nesse link https://receitasaudavel.net/pao-vegano-rapido/.
Percebi que nesta, a receita pede 1 colher (chá) de goma xantana e na do link, a quantidade de goma xantana é de 1/2 colher (chá).
A que se deve essa diferença na medida de goma xantana de um pão para o outro?
Olá Rosa, por aqui tem muitas receitas de pães veganas. A outra receita que você citou leva aveia na sua composição, e a aveia por si só já promove flexibilidade e liga para a massa, por isso uso uma menor quantidade de goma xantana.
Kisses
Boa noite Susana.
Descobri o seu site por mero acaso e como sigo uma alimentação paleo, gostei de muitas das suas receitas. E esta deste pão captou a minha atenção.
Só tenho uma dúvida: a xícara, que aqui na Europa se chama “chávena” (eu sou portuguesa) leva quantos mls/grs? É que por aqui existem xícaras de variadas capacidades (200 ml, 250 ml, 300 ml… e por aí vai!)
Grata por tudo o que aqui partilha.
🙂
Olá Majo, a xícara padrão de medida internacional tem 240 ml, e é esta que uso em todas as minhas receitas. Você pode conferir mais informações nest vídeo onde explico com usar a xícara de medida, confira: https://www.youtube.com/watch?v=bWNs_YxzkRc&t=4s
Ou então neste post aqui do blog: https://receitasaudavel.net/quantos-ml-tem-uma-xicara/
Kisses
Segunda vez que faço a receita e o pão fica duro…o que será que estou fazendo de errado?
Oi Wanessa, precisa medir com precisão todos os ingredientes, principalmente a goma xantana, em excesso o pão não cresce e fica duro mesmo!
Veja este link onde ensino como usar a goma xantana sem erros: https://receitasaudavel.net/como-usar-goma-xantana/
Veja também estas dicas sobre os erros mais comuns em receitas de pães sem glúten: https://receitasaudavel.net/pao-sem-gluten-sem-erro/
Kisses
Olá! Já fiz várias receitas de seu site e deram certo, amei! Mas a receita deste pão de arroz fiz e ficou solado, pesado, não cresceu, o que será que eu fiz de errado?
Oi Thais, provavelmente a farinha de arroz que você usou absorveu mais água do que o esperado e quando falta um pouco de água na massa o pão não cresce direito. As vezes 1 ou 2 colheres extra de água fazem toda diferença, veja neste post mais dicas sobre pães sem glúten: https://receitasaudavel.net/pao-sem-gluten-sem-erro/
De qualquer maneira este pão é um pão apenas com farinha de arroz e polvilho doce, ele não fica super leve justamente pelas características intrínsecas de cada farinha.
Kisses
Olá! Tudo bem?
Estou testando a receita. O pão está no forno.
Dedos cruzados. hehehe
Fazendo a massa do pão tive a ideia de acrescentar na massa purê de batata doce, aipim, beterraba, abóbora ou moranga…. Será que daria certo com os demais ingredientes da receita?
Obrigada!
Jaqueline Guedes
Sempre que você acrescenta vegetais na massa precisa conhecer as características de cada vegetal. Batata-doce e aipim são mais secos, já a beterraba e a abóbora são mais úmidos. Logo vai interferir na receita, pode pesar a massa, precisar de mais líquido, menos líquido.. então só testando mesmo pra saber as quantidades recomendadas de cada ingrediente. Apenas adicionar nesta massa pode destruir a receita.
Kisses
Tem como substituir o polvilho doce? Pois essa receita é maravilhosa para meu filho diabetico, mas o polvilho faz a glicemia ir para o espaço ??♀️”?
Recomendo substituir polvilho doce por araruta, mas é um amido refinado da mesma maneira.
Perceba que a farinha de arroz também pode elevar a glicemia, então este pão não é adequado para ele.
Kisses
Bom dia! Uma amiga me indicou suas receitas, pois estou entrando agora na fase glúten free, por orientação médica. Porém nenhuma restrição a lactose. Nesse caso posso substituir a água por leite?! Não só no pão, mas mas receitas de bolo?
Thanks.
O leite adiciona gordura para receita, dependendo da receita a mudança na textura será mais perceptível.
Minha sugestão é sempre testar a receita original e depois fazer mudanças.
Kisses
Ficou ótimo, ótimo mesmo. Eu, minha esposa e minha filha gostamos muito. Obrigado.
Oba! Que bom que a família toda gostou!
Kisses
Bom dia chefe,sou nova com produtos veganos, estou curtindo muito sua página, espero ficar craque igual vc…..bjs e obrigado por nos ajudar….
Sugiro que comece testando as receitas sem fazer modificações, observe atentamente o ponto/consistência da massa no vídeo para garantir que vai acertar as receitas.
Kisses
Susan, hoje fiz o pão de farinha de arroz.
O pão ficou perfeito cresceu, e eu fiquei feliz pelo resultado.
Quando coloquei para assar ele abaixou, assou bem e ficou duro de cortar.
Fiz a receita exatamente como você publicou.
O que pode ter dado errado?
É normal que ele encolha um pouco quando asse, ele perde umidade dentro do forno.
Se por um acaso ele afundou no centro foi excesso de água na massa, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZEE_QM-4R5A
O pão fica com a casca dura, afinal nesta receita só usamos farinha de arroz e polvilho doce.
A farinha de arroz deixa a textura da casca mais firme quando usada em maior quantidade, é uma característica da farinha.
Veja uma aula sobre os erros mais comuns em receitas de pães sem glúten: https://www.youtube.com/watch?v=68HVcfQzwj
Susan, se usar o fermento químico precisa adicionar o açúcar na receita? Dá certo fazer sem?
Não recomendo fermento químico nesta receita
Perguntei porque acima na descrição você como comentou que poderia colocar o fermento químico nos casos de quem não tolera o fermento biológico.
Mas nas substituições vc fala que pode usar o fermento químico!
Tem razão, mas tive algumas experiências não muito boas com pães veganos e fermento químico, por isso já exclui esta informação da receita e recomendo que você não use o fermento químico.
Tudo bem! Obrigada!😉
Fiz a receita conforme estava escrito. Segui todos os passos e a massa até que ficou muito parecida com a massa daqueles “mix” prontos de farinha para pão sem gluten. No entanto, o pão ficou muito duro, acredito que seja pelo fato de usar apenas a farinha de arroz, polvilho e goma xantana como “mix” de farinhas.
Se for para comer o pão aí da quente, até que o sabor é gostoso.
Precisa mesmo reaquecer para que fique mais macio. Apenas estas duas farinhas não proporcionam elasticidade suficiente para que o pão fique macio sem aquecer. Beijos
Substituindo o fermento seco pelo químico, qual é medida do químico?
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=EbRFGrm15M8
Oi, Você consegue fazer um Pão Rústico com farinha de abóbora ????…pq eu já tentei fazer algumas vezes e todas deram errado, usei goma xantana para substituir a falta de glutem nessa farinha. Se conseguir fazer, poderia postar aqui de como conseguiu, por exemplo, com 1kg de farinha de abóbora, como base e referencia….desde já muito obrigado.
Você nunca vai usar apenas 1 única farinha pra fazer qualquer receita sem glúten, é sempre uma combinação de farinhas e normalmente algum espessante como a goma xantana ou psyllium.
A farinha de semente de abóbora se assemelha um pouco à uma farinha de oleaginosas, mas vale ressaltar que cada ingrediente tem uma característica específica. Você pode tentar usar a farinha de abóbora no lugar da farinha de amêndoas e analisar o resultado.
Posso usar fermento para em pó?
Não entendi qual fermento exatamente você quer usar, mas recomendo usar o fermento biológico seco, o fermento químico “Royal” não fica tão bom em receitas sem ovos.
Olá. posso substituir a goma xantana por psilio? é a mesma quantidade?
a goma xantaba fora da validade já não se pode usar? Obrigada adora as suas receitas 😜😘
Veja aqui como substituir a goma xantana por psyllium: https://receitasaudavel.net/como-substituir-goma-xantana/
Se a goma xantana está com cheiro estranho, meio azedo ou com uma coloração acinzentada, ela não funcionará mais da mesma maneira e vai mudar a receita, neste caso, recomendo jogar fora