Muitas pessoas tem medo de fazer feijão em casa pois acham que existe muito mistério envolvendo esta preparação. Na verdade existe um passo a passo a ser seguido, mas ele não é difícil.
Esta versão é feita com feijão vermelho, mas você pode usar o feijão que preferir. Esta opção também é sem carnes defumadas e enriquecida com aveia e óleo de coco, deixando ainda mais saudável e nutritiva.
INGREDIENTS:
- 1 kg de feijão vermelho ou o feijão da sua preferência
- 3 colheres de sopa de óleo de coco ou a gordura da sua preferência
- 1/2 cabeça de alho picadinho
- 2 cebolas médias picadas
- Pimenta, cominho em pó, sal, chimichurri e tempero verde a gosto
- 1 xícara de aveia em flocos médios ou a aveia que você tiver em casa (use sem glúten caso seja intolerante)
MODO DE PREPARO
DEMOLHAGEM:
- Para cozinhar o feijão é importante você deixar ele de molho de um dia pro outro coberto com água em uma bacia grande, com aproximadamente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou qualquer outro elemento ácido como o limão.
- Este processo elimina as substâncias indesejadas da semente (fitatos/anti-nutricionais) que causam má digestão, gases e outros desconfortos na hora da digestão. Portanto não pule esta etapa.
- Deixe de 8-6 horas tampado e refrigerado. Lembre que o feijão vai hidratar e aumentar de volume, então cubra com pelo menos o dobro de água do volume da semente.
- O ideal é trocar a água pelo menos 1 vez na demolhagem. Dispense a primeira água e cubra com água fresca, mais um pouco de vinagre e volte para geladeira até a hora de cozinhar. Calcule 1 colher de chá de ácido pra cada litro de água.
PRÉ-COZIMENTO:
- Dispense a água da demolhagem e lave bem as sementes sob água corrente.
- Coloque em uma panela de pressão e cubra com água fresca.
- Deixe cozinhar até começar a ferver. Cubra apenas com a tampa, não precisa pegar pressão agora.
- Você vai perceber uma espuma se formando sobre a água, todos estes gases e substâncias indesejadas poderiam estar atrapalhando a sua digestão e absorção dos nutrientes, mas desta maneira você evita que o façam mal.
- Quando formar uma espuma densa desligue o fogo e escorra o feijão, lavando-o sob água corrente.
COZIMENTO:
- Depois de retirar a primeira água do cozimento cubra com aproximadamente 3 dedos de água fresca além do volume do feijão.
- Tempere com um pouco de sal, pimenta e cominho em pó. Eu costumo colocar pouco sal no feijão para evitar a hipertensão e capricho nos demais temperos, mas lembre que você pode temperar como mais gostar.
- Tampe a panela e deixe cozinhar até que atinja a pressão. Depois que atingir conte de 10-15 minutos e desligue. Caso o feijão seja de grão menor você pode cozinhar apenas 5 minutos e verificar. Tudo vai depender se você gosta dele mais mole ou mais firme e também quanto tempo ele ficou de molho, quanto mais tempo de molho mais rápido ele cozinha.
- Para acelerar o processo de retirar a pressão da panela eu uso um garfo apoiado sobre a panela. Cuidado para não se queimar, o vapor é muito quente! Quando não houver mais vapor saindo e a panela já estiver sem pressão abra e verifique a integridade dos grãos.
TEMPERANDO O FEIJÃO:
- Em uma panela derreta o óleo de coco e adicione o alho. Quando o alho começar a ficar amarelinho como na foto abaixo adicione a cebola.
- Adicione a cebola e deixe-a murchar mexendo esporadicamente para não queimar.
- To ativar os temperos e fazer com que eles exalem ainda mais sabor é importante ativá-los fritando-os juntamente com a cebola e o alho.
- Use os temperos secos que preferir.
- Mexa esporadicamente até que a cebola e o alho já estejam bem murchos, depois adicione a aveia e mexa bem.
- Deixe a aveia incorporar à cebola e o alho e absorver os temperos. Coloque um pouco de sal nesta etapa e mexa bem por aproximadamente 3 minutos ou até que fique como na foto abaixo.
- Agora é só adicionar este tempero com aveia dentro do caldo do feijão, mexer, ligar o fogo e esperar o caldo engrossar. Isto vai demorar em média uns 10 ou 15 minutos.
- Corrija o sal, temperos e verifique a textura do feijão.
- Sirva acompanhado de arroz integral e salada verde.
TIPS:
- Faça sempre uma quantidade maior de feijão para sobrar e freeze, é muito prático preparar uma refeição quando você já tem o feijão pronto.
- Se você não quiser usar aveia para engrossar você pode pegar de 2-3 conchas de grãos e bater no liquidificador até formar um creme. Depois é só voltar pra panela e seu feijão ficará com o caldo mais encorpado.
- Chimichurri é um tempero que encontramos facilmente nos supermercados, é uma combinação de diversas ervas secas com cebola, alho e pimenta. Escolha uma marca que não contenha sal e nem glutamato monossódico nos ingredientes.
- Para fazer uma salada com feijões ou até mesmo um chilli con carne faça o pré-cozimento e depois cozinhe por apenas 5 minutos na pressão. Verifique sempre a textura, é importante que não fique muito mole pra não se desmanchar.
- A dica de retirar a primeira água do cozimento foi uma dica da minha oma Esther, que mesmo sem conhecimento literário aprendeu que desta maneira o feijão ficava mais digesto. A primeira vez que vi a espuma levantando não acreditei que podia sair tanto, agora faço sempre assim e não tenho mais gases.
I hope you've enjoyed this recipe, and if you have any questions or suggestions, just leave a comment down below. Don't forget, when you make this recipe at home to beat a photo and post it on social media with the #amorpelacomida, I'm going to love and enjoy your creation.
i cookie senza glutine e senza lattosio? Ecco il passo-passo per voi di roccia in cucina on YouTube you sign up today to stay up on the latest news 😉
12 Comments
Olá…trocando a água do molho e a primeira água da fervura o feijão não perde nutrientes??
Hummmm, gostei da ideia de adicionar aveia! Deve aumentar a cremosidade!
Hummmmm deve ficar delicioso!
Uaauuu!! Salivei com esses temperinhos. Mandou bem demais, Susan!
Uma dúvida: posso congelar o feijão já temperado ou é melhor sem os temperos?
Grata
Amei sua explicacao,muito bem detalhado,parabens!!!!
Estou com o feijão no fogo. Curiosa com o resultado! Poderia explicar como utilizar a Barata Baroa? Deve ser no passo dos temperos? Já cozida?