A sobremesa preferida do meu marido é musse de chocolate e eu tenho certeza que muitas pessoas tem a mesma opinião.
Claro que o musse tradicional é uma delícia, mas não é muito saudável. Normalmente leva leite condensado, creme de leite e muito chocolate.
Para que pessoas com intolerâncias também possam desfrutar desta sobremesa tradicional eu desenvolvi esta versão de musse de chocolate vegano que é sem glúten, sem lácteos e sem ovo.
Se você acha que este musse de chocolate vegano é aquele de abacate batido com cacau, não se preocupe, não é, e também não tem nada a ver com aquele sabor.
Eu particularmente não gosto do abacate como base para o musse de chocolate vegano, portanto escolhi um ingrediente muito saudável e que permite que o musse fique com uma consistência perfeita!
INGREDIENTE SECRETO DO MUSSE DE CHOCOLATE VEGANO
Para deixar o musse de chocolate vegano com aquela textura cremosa ideal eu escolhi um ingrediente alternativo, a abóbora!
Isso mesmo, abóbora, mas não se preocupe todos que provaram não conseguiram identificar o sabor da abóbora no musse, ou seja, a sobremesa já entrou para minha lista de sobremesas saudáveis favoritas.
Você pode usar qualquer abóbora, eu usei a abóbora paulista, mas pode ser a abóbora cabotiá ou abóbora de pescoço.
E o segredo para incrementar o sabor é assá-la no forno, se você cozinhar ela na água ela perde sabor e o pior, adiciona água para receita, o que estraga a textura final do musse.
Portanto esta receita deve ser feita com ela assada e não cozida.
Para assar a abóbora é muito simples, basta cortá-la ao meio, retirar as sementes e fazer cortes para que ela asse por igual.
Se você preferir você também pode furar a abóbora com um garfo. Depois é só colocar em uma forma e cobrir com papel alumínio com o lado brilhante voltado para a abóbora.
Asse a abóbora em forno preaquecido à 220º C por 40 minutos com o papel alumínio e depois mais 40 minutos sem papel alumínio.
Eu sei que é chato esperar tanto tempo pra cozinhar um alimento, mas confie em mim, o sabor da abóbora assada é maravilhoso, muito diferente do sabor da abóbora cozida na água.
Estes pontos mais dourados e caramelizados são os mais saborosos, mas se o seu forno não tiver fonte de calor vindo de cima fica mais difícil conseguir esta coloração.
Mas mesmo que não fique assim dourado não tem problema, asse a abóbora até ficar macia, teste com um garfo para certificar-se.
Para aproveitar que o forno vai estar ligado por bastante tempo você pode encher a forma com mais de uma abóbora.
O que sobrar você pode congelar e usar em sopas, purês, escondidinhos, para engrossar molhos, fazer biscoitos, etc. Eu meço 1 xícara de abóbora e congelo em um saco plástico adequado para o freezer, dura até 3 meses.
طباعةMUSSE DE CHOCOLATE VEGANO
- بدوام كامل: 40 minutos
- توزيعات الأرباح: 10 porções
الوصف
Este musse de chocolate vegano faz muito sucesso em festas de aniversário e reuniões de família. Ninguém consegue adivinhar que a base dele é abóbora e quando você conta ninguém acredita!
المكونات
- 2 e 1/2 xícaras de abóbora assada (650 gramas)
- 500 ml de leite de coco
- 1/2 xícara de cacau em pó 100% (45 gramas)
- 1/4 xícara de polvilho doce (30 gramas)
- 1 xícara de açúcar mascavo (170 gramas)
- Pitada de sal (اختياري, mas realça os sabores)
- 1 colher de chá de canela (اختياري)
- 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml – اختياري)
- 20 gramas de chocolate 85% ralado para decorar (اختياري)
تعليمات
- Bata no liquidificador a abóbora, o leite de coco, o cacau e o polvilho doce. Se o seu liquidificador não for tão potente deixe o cacau para misturar depois, meu liquidificador tem 550W de potência e deu conta do recado.
- Transfira o creme para uma panela e adicione o açúcar, o sal e a canela.
- Ligue a penela em fogo médio baixo e mexa constantemente por aproximadamente 10-15 minutos. Você vai perceber que o musse de chocolate vegano vai ficar mais grosso, consistente e quando você raspar o fundo da panela vai formar um caminho.
- Quando o musse de chocolate vegano estiver na consistência ideal desligue o fogo e adicione a baunilha, se você adicionar no começo ela evapora.
- Para acertar em cheio na textura confira o vídeo do o passo a passo.
- Transfira para uma travessa ou sirva em potes individuais de sobremesa.
- Leve para geladeira por umas 3 horas ou se estiver com pressa coloque no freezer por aproximadamente 1 hora.
- Depois de frio decore com raspas de chocolate.
ملاحظات
- Use o leite vegetal da sua preferência.
- Substitua o polvilho doce por amido de milho ou araruta.
- Substitua o açúcar mascavo por qualquer açúcar ou adoçante da sua preferência.
- الإعدادية الوقت: 25 minutos
- وقت طهي: 15 minutos
- الفئة: الحلوى
- طريقة: Liquidificador
- المطبخ: Vegana
التغذية
- حجم الحصة: 10 porções
- السعرات الحرارية: 225
- مص: 18,3 gramas
- الصوديوم: 1%
- الدهون: 13,7 gramas
- الدهون المشبعة: 11,6 granas
- الدهون غير المشبعة: 1 grama
- - الدهون غير المشبعة: 0%
- الكربوهيدرات: 9%
- الألياف: 18%
- البروتين: 6%
- الكولسترول: 0%
A textura deste musse de chocolate vegano é perfeita, ninguém consegue perceber que ele é feito à base de abóbora!
Para deixar o musse de chocolate vegano mais atraente ao paladar decore com raspas de chocolate por cima ou até mesmo granulado 😉
OUTRAS DICAS PARA O PREPARO DO MUSSE DE CHOCOLATE VEGANO
- Ao invés de aromatizar com baunilha você pode aromatizar o musse de chocolate vegano com 2 colheres de sopa da bebida alcoólica da sua preferência, use rum, conhaque, whisky ou qualquer licor que tenha em casa.
- Você pode adicionar 1/2 xícara da oleaginosa picada da sua preferência, nozes, castanhas, amendoim ou a que você gostar mais.
- Você pode adicionar 1 colher de sopa de café solúvel junto com 1/2 colher de sopa de canela em pó e transformar este musse de chocolate vegano em musse de capuccino.
- Este musse de chocolate vegano pode ser usado para rechear e cobrir bolos ou em tortas musse. Você também pode usar a receita como base para outras sobremesas cremosas de travessa.
Você pode usar esta receita para rechear bolos, fica muito gostoso:
Espero que você tenha gostado desta receita de Musse de Chocolate Vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @receitasaudavelblog pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!
و إذا كنت غير مشترك على حب الطعام على يوتيوب قمت بالتسجيل اليوم للبقاء على أحدث الأخبار
36 Comments
parabens vc e tudo que eu estava precisando,ja tinha visto varias receitas mas como as tuas nao,sao perfeitas amei,nao sou intolerante mas estou deixando a farinha refinada,p ter uma saude de qualidade,tenho um bebe de 4 anos e vegetariano e nao usamos acucar branca.
É TAO BOM VER QUE NÃO SOU O ÚNICO QUE SINTO DIFICULDADES DE PARAR DE COMER COMIDAS NAO TAO SAUDÁVEIS….HEHEHEHEH NO MEU CASO, AMO CHOCOLATE DOCE DE LEITE POREM TENTO SER SAUDÁVEL E GOSTO DE PEIXE E FRANGO ORGÂNICOS, NAO VEJO A HORA DE COLOCAR EM PRATICA SUAS RECEITAS…..
eu fiz ele e foi sucesso!
Nossa abóbora?? é muita novidade, amei, estou iniciando nesse mundo sem glúten e confesso que ja joguei muuiittoo ingrediente fora..só tijolo por enquanto, mas vou testar suas receitas e espero em breve comprar seu curso. Obrigada por compartilhar, Sucesso!
Olá!
Adorei a receita, parabéns e obrigada por compartilhar.
Caso eu queria utilizar.para cobertura de bolo, quanto tempo dura fora da geladeira?
Eu te amo! Foi o primeiro pensamento q me veio na mente ao provar esse musse. Obrigada Susan por compartilhar essa receita deliciosa, maravilhosa e fácil, muito fácil. Testei também a receita do bolo de batata doce, simplesmente maravilhoso, meu cunhado falou q foi o bolo mais gostoso q ele comeu. Sou sua fã bjo
Chef Susan, que maravilha de site, estou devorando para poder comer mais saudável sem radicalismo e sem seguir uma única linha de alimentação, pois equilíbrio é tudo. Parabéns! Tenho algumas dúvidas nessa receita: como retiro a polpa da abóbora? Raspando com colher e desprezando a casca? E qual cacau utilizar? Alcalino? Nunca sei como empregar os tipos diferentes de cacau… Muito obrigada e siga forme pfv! Um bj
Olá
Fiquei com vontade de experimentar a receita, mas não tem as quantidades em gramas . Uma xícara equivale a quantas gramas ?
Olá! Amei a receita, que abóbora vc usou? Será que dá certo com a cabotia?
Chef Susan está de parabéns e é a salvação dos intolerantes! Gostaria de saber se essa abobora é o mesmo Jerimum de leite ou é o Jerimum caboclo ou se não for nenhum dos dois se pode ser substituída por um deles. Pergubto porque achei o formato mais parecido com abobora menina. Obrigada.
Olá! Será que posso trocar o açúcar mascavo por uvas passas ou tâmara para adoçar? É que minha bebê ainda não come açúcar. Será que dá certo?
Olá,amo suas receitas,quero saber por favor se posso cozinhar a abóbora no vapor? grande abraço ❤️
Oi chef Susan! Amo suas receitas e te agradeço por compartilhar. Como aqui em casa sou a única que consome, te pergunto se posso fazer a receita e congelar uma parte. Cansei de jogar comida fora, por não conseguir consumir no prazo. Abraço
Moro nos EUA e e facil achar um pure de abobora enlatado. Sei que o sabor nao e o mesmo….mas Quercia saber sua opniao sobre essa opcao preguicosa😁
Gostaria de fazer para vender, posso congelar?
Ola chef Susan Martha, gostaria de saber se ë possivel substituir a abobora assada pela pumpkin puree enlatada? Aonde eu moro usamos muito para fazer pumpkin pie.
Obrigada!
Marianne
Olá
Gostaria de saber se posso fazer este mousse de um dia para o outro, obrigada!
inventei de assar a abóbora na Air fryer pelo tempo recomendado pra forno e ficou preta xD . Seje Menas meninas. Mas vou tentar denovo e vai ter q dar ceto